A cada ano, o Dia Mundial do Diabetes é centrado em um tema relacionado, direta ou indiretamente, ao diabetes. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Para esse ano, o tema escolhido para a campanha foi "Diabetes, uma doença invisível".

Dentre os objetivos da campanha mundial estão:

  • Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.

  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.

  • Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.

  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce.

  • Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2.

  • Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes. No Brasil, a Campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), sendo liderada pelo Dr. Márcio Krakauer.

Junto com o novo tema, foi criado um novo logotipo, baseado no círculo símbolo do Diabetes, o isotipo procura ter duplo sentido. No primeiro momento, representa um abraço entre 3 pessoas que simbolizam, cada uma, uma geração: o círculo maior, o idoso; o do meio, um adulto e, por fim, uma criança retratada pelo menor. Este abraço é a representação do carinho e do cuidado que devem ser passados através do tempo e das gerações, por meio da conscientização e do conhecimento acerca do Diabetes, missão principal da Campanha pelo Dia Mundial do Diabetes.

Seguindo ainda essa linha de raciocínio, o símbolo apresenta traço simples e dinamismo entre os círculos, no intuito de representar as ondas formadas ao jogarmos uma pedra em um lago, por exemplo. Essa é uma metáfora para o compartilhamento do conhecimento entre pessoas: uma vez que alguém compartilha uma informação, ela se espalha cada vez mais, por diferentes lugares, atingindo diferentes grupos.

Regularmente, tanto neste site como na fanpage da Sociedade Brasileira de Diabetes, são publicadas matérias sobre atividades, propostas de campanhas, iniciativas populares, ações em redes sociais e promoções da International Diabetes Federation.

Curta a Fanpage e mantenha-se informado.

Contato

Realização

Apoio